Configurando uma VPN de forma fácil com ZeroTier


Uma VPN (rede virtual privada) tem como finalidade conectar diretamente hosts que não estão fisicamente no mesmo local. Para isso utiliza-se softwares e técnicas de criptografia, garantindo a segurança da conexão remota.

Uma forma muito fácil de configurar uma VPN é utilizando o ZeroTier. O ZeroTier é um software/serviço gratuito que possibilita a implementação de VPNs mesmo em ambientes com NAT (tradução de endereços) ou firewall. Nenhuma configuração adicional é necessária.

O primeiro passo é acessar https://my.zerotier.com e criar uma conta gratuita. Em seguida, navegue até o menu "Networks" e clique em "Create" para criar uma rede.

Nesta tela, você visualizará o "Network ID" da rede. Este ID será necessário durante a configuração de cada host pertencente a esta nova rede. Vamos agora a configuração dos hosts.

O download do "ZeroTier" pode ser efetuado em https://www.zerotier.com/download.shtml. Os sistemas suportados são: Windows, Macintosh, iOS, Android, Linux e outros. A seguir, cobriremos a instalação no Linux.

Em um terminal, execute o seguinte comando para realizar a instalação com validação da chave GPG:

curl -s 'https://pgp.mit.edu/pks/lookup?op=get&search=0x1657198823E52A61' | gpg --import && \ if z=$(curl -s 'https://install.zerotier.com/' | gpg); then echo "$z" | sudo bash; fi
Dica: Caso obtenha algum erro, troque "gpg" por "gpg2".

Agora, o ZeroTier está instalado. Precisamos adicioná-lo a rede e efetuar a autorização para começar a funcionar. Este processo é muito simples. Primeiro, execute o comando abaixo subsituindo o ID pelo "Network ID" da sua rede.

zerotier-cli join a84ac5c10a41bf0d
Caso obtenha êxito, receberá o retorno "200 join OK". Atualizando a página de rede verá um novo host na lista de membros:

Clique no checkbox "Auth?" para autorizar. Novamente no host, execute o comando "ifconfig zt0" e verá que a interface recebeu um endereço IPv4 automaticamente.

Agora, basta fazer o mesmo procedimento em todos os outros hosts que deseja adicionar nesta rede virtual. Todos eles receberão um endereço IPv4 da mesma rede, e poderão se comunicar diretamente como se estivesses no mesmo local.

Esta funcionalidade é muito útil em comunicação de filiais de empresas, jogos em LAN com parceiros remotos ou até em transferência de dados entre servidores não acessíveis diretamente via internet.

Caso tenha alguma dificuldade, abra um ticket de suporte:
www.oneclickhosting.com.br/suporte

Este tutorial foi útil? Deixe um comentário para que possamos aprimorar: