Contas FTP e envio de arquivos


Neste tutorial será demonstrado como configurar contas de acesso FTP. Com o protocolo FTP é possível enviar/alterar arquivos hospedados no seu site utilizando um aplicativo externo.

Primeiramente, deve-se realizar o login no painel de controle.
Os dados de acesso estão presentes no seu painel de conta.

Em seguida, vamos adicionar uma conta FTP para acesso externo.
Navegue até a aba "Arquivo" e clique em "Contas FTP".

Nesta área, vamos adicionar um usuário para acesso via FTP. Neste exemplo estamos utilizando o usuário "usuario" e a senha "senhaftp", mas poderá escolher o que desejar. Em "Tipo de acesso" é possível escolher se este usuário terá permissão de visualizar os arquivos, editar os mesmos ou ambos. Utilizaremos o acesso total nesse exemplo.

Após definir todas as opções e clicar em "Criar", verá uma tela como a demonstrada abaixo. Note que o usuário real de acesso corresponde ao escolhido mais o usuário do seu painel de controle no prefixo. No caso demonstrado utilizamos o usuário "usuario" para o FTP e temos o usuário "tutorial" no painel de conta, resultando no usuário "tutorial_usuario".

Agora com o acesso devidamente configurado, podemos acessar a conta FTP utilizando o aplicativo FTP de preferência. Neste tutorial utilizaremos o "FileZilla", que possui clientes para Windows e Linux.

O primeiro passo é adicionar o acesso previamente configurado. Clique no primeiro botão na esquerda superior da tela para abrir o "Site Manager". Clique no botão "New Site" para configurar o acesso.


Clique em "Connect" para conectar.

Uma vez conectado, visualizará do lado direito os arquivos hospedados na sua conta. Do lado esquerdo, são os arquivos locais no seu computador. Agora o funcionamento é basicamente arrastar e soltar. Nos espaços de cima é possível visualizar as pastas, e nos espaços de baixo os arquivos.

Arrastando um arquivo da esquerda para a direita, fará o upload de seu computador para o servidor remoto. Arrastando da direita para a esquerda, fará o download do servidor para o computador. Clicando com o botão direito do mouse é possível também renomear e deletar arquivos.

Abaixo é mostrado que o arquivo "index.php" foi enviado ao servidor remoto, e estamos deletando o arquivo remoto "index.html". Este procedimento foi realizado a fim de trocar o arquivo da página inicial do site.

Os arquivos do site devem sempre ser enviados para a pasta referente ao domínio do site, dentro da pasta "public_html". É possível enviar arquivos para fora desta pasta, mas os mesmos não serão acessíveis via domínio.

Caso tenha alguma dificuldade, abra um ticket de suporte:
www.oneclickhosting.com.br/suporte

Este tutorial foi útil? Deixe um comentário para que possamos aprimorar: