Instalação do servidor Apache no Ubuntu


O servidor HTTP Apache é um dos servidores web mais utilizados no mundo. Este tutorial demonstrará como realizar a instalação do mesmo em um servidor VPS rodando Ubuntu 16.04 LTS e como alterar o seu site.

Primeiramente, realize a instalação do Apache:

# apt-get update
# apt-get install apache2
Em seguida, poderá acessar o site teste do Apache hospedado em seu servidor VPS. Para isso, abra um navegador e acesse o endereço IP do seu servidor VPS. O IP está localizado em seu painel de conta.

Os arquivos do site demonstrado acima ficam localizados em /var/www/html. Você poderá então colocar os arquivos do seu site neste diretório e eles serão exibidos no mesmo endereço. Para demonstrar, vamos substituir o arquivo inicial.

# cd /var/www/html
# rm index.html
# touch index.html
# nano index.html
Após abrir o editor de texto, escreva um pequeno código HTML apenas para testar o funcionamento do site. O código abaixo segue a estrutura padrão do HTML e define apenas um cabeçalho de texto.

Atualizando a página do site teste, verá o resultado:

Simples, não? Poderá agora colocar outros arquivos de seu site no mesmo diretório. A página inicial deverá se chamar index.html. Existem também outros diretórios importantes do Apache que serão demonstrados em outros tutoriais. São eles:


Caso tenha alguma dificuldade, abra um ticket de suporte:
www.oneclickhosting.com.br/suporte

Este tutorial foi útil? Deixe um comentário para que possamos aprimorar: